Como apoiar alguém próximo perante uma doença grave

Nunca é fácil lidar com uma doença grave de um familiar ou amigo. Na verdade este é um momento particularmente importante para estar presente e apoiar quem mais gostamos a ultrapassar este desafio.

Para saber como responder a uma situação de doença grave ficam aqui algumas sugestões que talvez possam ajudar.

7 maneiras de apoiar quem mais gosta

  • Saber ouvir

Perceba como a pessoa está a reagir ao diagnóstico. Há doentes que enfrentam a doença de forma determinada e positiva e outros que demonstram insegurança e medo. Todas as respostas são razoáveis e aceitáveis perante esta situação. Por isso, tente fundamentalmente escutar e entender o que o que outro sente. E, se a pessoa não quiser falar, respeite também esse silêncio. Contudo, deixe claro que está disponível para falar quando o outro se sentir preparado e que tem prazer em ser seu confidente.

  • Acompanhar a mudança de estilo de vida

Se a pessoa doente for obrigada a fazer uma mudança de estilo de vida, tente acompanhá-la em alguns desses passos, por exemplo, na sua dieta alimentar ou nos exercícios. Isto será um estímulo para quem está doente e, paralelamente, pode também ser benéfico para a sua saúde.

  • Ir às consultas médicas e ajudar com a medicação

As consultas médicas podem ser momentos intimidantes, e por vezes, para quem está doente torna-se difícil seguir tudo o que é dito pelo médico. Acompanhar a pessoa durante a consulta pode proporcionar uma sensação de conforto e segurança para quem está mais fragilizado. Para além disso, ajudar a recordar o horário da medicação pode ser uma excelente ajuda.

  • Tentar compreender melhor a doença

Tente perceber melhor a doença. Seja por estar presente nas consultas médicas ou por ler livros ou artigos relacionados com o tema. Recordar que é sempre preferível que as leituras escolhidas sejam recomendadas por médicos e especialistas.

  • Entender as alterações de comportamento e personalidade

Ter uma doença grave pode alterar o estado de ânimo e humor do doente. Maior irritabilidade, períodos de ansiedade ou até mesmo quadros depressivos. Tudo isto é normal e deve merecer compreensão do outro lado. Contudo, não hesite em pedir apoio e aconselhamento de profissionais de saúde caso as alterações se mantenham.

  • Ajudar a fazer atividades que proporcionam prazer

Apesar da pessoa doente poder apresentar limitações físicas, é importante incentivá-la a realizar atividades prazerosas. Ver um filme ou ouvir música que goste, convidar amigos para que lhe façam uma visita, ou preparar uma refeição que seja do seu gosto podem ser algumas boas ideias.

  • Estar presente e ser positivo

Assumir uma atitude positiva é importante para resolver problemas e desfrutar do tempo que estão juntos. Pode não conseguir controlar o estado de saúde da pessoa doente, mas pode combater o medo e a ansiedade com boa disposição.

A UNA tem na sua oferta de seguros de saúde, planos com apoio no tratamento de doenças graves. Estamos inteiramente ao seu dispor, para qualquer dúvida ou esclarecimento adicional. Consulte um Mediador Una e peça uma simulação ou informe-se em unaseguros.pt.