Sustentabilidade nos Serviços Financeiros

Divulgação de informações relacionadas com a sustentabilidade no setor de serviços financeiro

A orientação para a sustentabilidade ambiental integra o ADN da UNA SEGUROS DE VIDA, S.A.. Com efeito, a UNA é detida pelo Grupo China Tianying (CNTY), cuja atividade se centra precisamente na defesa, preservação e sustentabilidade do meio ambiente.

 A UNA, enquanto interveniente no mercado financeiro, assume tendencialmente uma orientação para a sustentabilidade, que se reflete, designadamente, na sua política de investimentos. Neste domínio, poderão ser considerados os riscos em matéria de sustentabilidade no processo de tomada de decisões de investimento se, no entender da UNA, a incorporação por parte do mercado de Ativos deste tipo de riscos se refletir de forma significativa no valor da carteira de investimentos.

Relativamente aos impactos negativos para a sustentabilidade, atendendo à reduzida dimensão da carteira de investimentos da UNA e de uma forte concentração de ativos em dívida pública de Estados da UE, a UNA informa que não tem em conta os impactos negativos das decisões de investimento sobre os fatores de sustentabilidade. Não obstante, dada a dimensão e a composição da carteira de investimentos, esses eventuais impactos surgem, à partida e pela natureza destas condicionantes, fortemente minimizados.

O principal objetivo prosseguido pela UNA na sua estratégia de investimentos é a diversificação e mitigação de riscos financeiros, aliada ao retorno estável dos investimentos e solidez dos mesmos. Esta visão radica na circunstância de os tipos de produtos financeiros disponibilizados pela UNA – quase exclusivamente assentes em seguros de capitalização e PPR (também estes, numa lógica de capitalização) – serem orientados para perfis de risco conservadores, favorecendo o investimento em ativos assentes, em grande parte, em dívida pública de Estados da UE. A UNA não equaciona, de momento, alterar a sua política de investimentos, sem prejuízo de, no futuro, vir a considerar os impactos negativos das decisões de investimento sobre os fatores de sustentabilidade, se considerar que essa mudança beneficiará os interesses dos clientes existentes e potenciais.

Por fim, a política de remuneração da UNA orienta-se tendencialmente para a consideração de riscos em matéria de sustentabilidade, procurando assegurar que, ao nível da avaliação do desempenho, entre os objetivos definidos para as pessoas envolvidas no processo de tomada de decisão sobre investimentos, são mitigados os referidos riscos.