Sustentabilidade nos Serviços Financeiros

Divulgação de informações relacionadas com a sustentabilidade no setor de serviços financeiro

A orientação e o compromisso no sentido da sustentabilidade ambiental integram o ADN da UNA SEGUROS DE VIDA, S.A.. Com efeito, a UNA é detida pelo Grupo China Tianying (CNTY), cuja atividade se centra precisamente na defesa, preservação e sustentabilidade do meio ambiente.

A UNA, como interveniente no mercado financeiro, assume uma orientação para a sustentabilidade que se reflete, designadamente, na sua política de investimentos. Neste domínio, são considerados os riscos em matéria de sustentabilidade no processo de tomada de decisões de investimento.

Relativamente aos impactos negativos para a sustentabilidade, a UNA tem em conta os principais impactos negativos das decisões de investimento sobre os fatores de sustentabilidade, diligenciando, junto das entidades gestoras desses investimentos, no sentida da aferição e minimização desses impactos. Em virtude da relativamente reduzida dimensão da carteira de investimentos da UNA e de uma forte concentração de ativos em dívida pública de Estados da UE, esses eventuais impactos surgem, à partida e pela natureza destas condicionantes, fortemente minimizados.

Também os tipos de produtos financeiros disponibilizados pela UNA – quase exclusivamente assentes em seguros de capitalização e PPR (também estes, numa lógica de capitalização) – orientados para perfis de risco conservadores, favorecem o investimento em ativos assentes, em grande parte, em dívida pública de Estados da UE.

Por fim, a política de remuneração da UNA integra riscos em matéria de sustentabilidade, procurando assegurar que, ao nível da avaliação do desempenho, entre os objetivos definidos para as pessoas envolvidas no processo de tomada de decisão sobre investimentos, são mitigados os referidos riscos.