O combate ao bullying é uma luta diária

Dia 20 de outubro assinala o Dia Mundial de Combate ao Bullying, apesar de ser apenas uma data simbólica, este tema tem sido cada vez mais discutido, tendo ganho cada vez mais relevância com o passar do tempo e com o evoluir das sociedades. O intuito é o de consciencializar a população a nível mundial, alertando para as várias formas de violência associadas ao Bullying. A Una Seguros, considera esta temática fundamental para a saúde de todos, desde crianças a adultos.

O que é o Bullying?

O bullying é um tipo de comportamento agressivo caraterizado por atos voluntários e  repetitivos que não apresentam qualquer tipo de motivação em particular. Pode ser praticado por um indivíduo ou por um grupo, denominado(s) de agressor(es). Trata-se de uma relação de desequilíbrio de poder, em que a vítima é o alvo1. As várias formas de bullying podem decorrer nas seguintes formas:

  • Cyberbullying
  • Físico
  • Homofóbico
  • Sexual
  • Social
  • Verbal

Os efeitos do Bullying?

Associado ao recurso às novas tecnologias, nomeadamente às redes sociais, o bullying tem assumido novos contornos, não tanto direcionados à parte física da ameaça, intimidação e agressão, mas sim com maior foco na vertente virtual do ciberbullying2. As consequências, por outro lado, continuam a ser graves. Podem ser desde:

  • Psicológicas como depressão, ansiedade, distúrbios alimentares e tendências
  • Físicas como dores de cabeça, problemas de sono, dores abdominais e
  • Académicas, incluindo fraca assiduidade, maus resultados e aumento das taxas de abandono escolar.

Bullying: os dois lados

Seja adulto ou criança, quem está seguro de si, e do seu valor, não magoa alguém deliberadamente. Este ato de magoar o outro, é, por norma, uma forma de alguém se sentir superior e ocultar sofrimento interno. Quem sofre de bullying, pode estar também em sofrimento e inseguro de tal forma que não consegue definir os seus limites e proteger-se. É inequívoco, quando se trata de bullying as duas partes estão em apuros e precisam de ajuda.

Consultas de Apoio Psicológico 

Se sente alterações na sua dinâmica interna, rutura no seu equilíbrio psíquico, ansiedade excessiva, instabilidade e desorganização interna, saiba que o apoio psicológico pode ajudá-lo. A recuperação do domínio da sua vida só depende de si.

Sobre a Una Seguros

Com mais de 100 anos de atividade, a Seguradora Una Seguros, representa uma evolução enquanto organização, uma nova forma de fazer seguros e de se relacionar com os seus Clientes na base da proximidade, clareza e confiança. Através das duas Companhias, Una Seguros de Vida SA e Una Seguros SA, a empresa desenvolve soluções para particulares e empresas na área da saúde, acidentes, vida, poupança e investimento, automóvel, multirriscos e responsabilidade civil. Sob a assinatura “preserving people” a Una Seguros assume a total dedicação à preservação do estilo de vida dos seus Clientes.