O papel da alimentação no sistema imunitário

A ingestão dos alimentos certos pode tornar possível equilibrar o sistema imunitário. Este que é uma espécie de exército a que o nosso organismo recorre para se proteger das agressões.

O que é o sistema imunitário?

O sistema imunitário é um sistema complexo constituído por órgãos, células e proteínas, que têm a função de reconhecer agentes agressores e defender o organismo da sua ação. É responsável por neutralizar organismos patogénicos, como alguns tipos de bactérias, vírus, parasitas ou fungos. Tem ainda a função de reconhecer e neutralizar substâncias nocivas do meio ambiente, bem como combater as células do próprio organismo que, por doença, sofreram alterações.

As escolhas certas para o sistema imunitário

Deve apostar em alimentos ricos em vitaminas e minerais, tais como:

  • Fornecedores de energia: hidratos de carbono, proteínas e lípidos
  • Minerais: cobre, folato, ferro, selénio e zinco
  • Vitaminas: vitaminas A, B6, B9, B12, C e D Os grupos alimentares nas proporções corretas são:
  • Gorduras e óleos: 2%
  • Leguminosas: 4%
  • Carne, peixe e ovos: 5%
  • Fruta: 20%
  • Hortícolas: 23%
  • Cereais, derivados e tubérculos: 28%

Como manter uma alimentação equilibrada

Garantir nutrientes suficientes como parte de uma dieta variada é necessário para a saúde e função de todas as células, incluindo as células imunitárias. Cada fase de resposta imunitária do corpo depende da presença de muitos micronutrientes. Exemplos de nutrientes que foram identificados como críticos para o crescimento e função das células imunitárias incluem vitamina C, vitamina D, zinco, selénio, ferro e proteínas.

Dietas que são limitadas em variedade e mais baixas em nutrientes, tais como as que consistem principalmente em alimentos ultra processados, podem afetar negativamente um sistema imunitário saudável.

Há alguns passos que pode seguir:

  • Aposte em carnes magras, lacticínios magros, tofu, leguminosas;
  • Evite ao máximo alimentos processados;
  • Opte por cereais integrais e pouco processados;
  • Privilegie gorduras de boa qualidade: azeite, abacate, nozes, peixe gordo;
  • Verifique se tem no frigorifico fruta e vegetais frescos para consumo diário.

Somos o que comemos

Por isso, invista em:

  • Fruta: é um dos grupos alimentares mais robustos em nutrientes. Repletos de vitaminas, minerais e muitos compostos biologicamente ativos diferentes, podem dar um grande impulso às defesas imunitárias. Cada tipo de fruta tem algo a oferecer à saúde e bem-estar.
  • Legumes: este grupo alimentar fornece uma grande dose de vitaminas, minerais e fito nutrientes. São também uma grande fonte de fibras e pré-bióticos,

Manter a saúde intestinal controlada terá, por sua vez, um impacto benéfico nas respostas imunitárias. Para maximizar as suas hipóteses de se manter livre de infeções, inclua muitos tipos diferentes de vegetais na sua dieta.

  • Sementes e frutos secos: ambos são ótimas fontes de proteína vegetal e gordura saudável. As sementes de abóbora, por exemplo, são uma ótima fonte de magnésio e ajudam a baixar o risco de doença cardíaca, AVC e diabetes. Já as de girassol, são fonte de vitamina E e antioxidantes, protegem os vasos sanguíneos e o coração.

Além da alimentação, para manter um sistema imunológico forte, é aconselhado:

  1. Beber água e chás;
  2. Dormir pelo menos 7h;
  3. Praticar exercício físico;
  4. Apanhar sol

Sobre a Una Seguros

Com mais de 100 anos de atividade, a Seguradora Una Seguros, representa uma evolução enquanto organização, uma nova forma de fazer seguros e de se relacionar com os seus Clientes na base da proximidade, clareza e confiança.

A saúde e o bem-estar são pilares essenciais da vida. E, por isso, devem ter a atenção que merecem. O seguro de saúde da Una dá-lhe acesso à Rede AdvanceCare (com mais de 20.000 prestadores a nível nacional), assim como permite subscrever o seguro até aos 65 anos e sem limite de idade de permanência.