10 Praias para conhecer este verão

A riqueza de Portugal em praias é tão grande, que às vezes parece que temos uma praia por habitante. Com 800 quilómetros de costa e praias realmente extraordinárias, quase todos temos a nossa ‘praia preferida’. Este verão, aventure-se e conheça novas praias e regiões. Quem sabe encontra uma nova favorita?

Praia da Marinha e Benagil – Lagoa, Algarve
A zona com as mais famosas praias de Portugal é o Algarve, e isso não é de admirar, porque para além da beleza natural, o bom tempo é imbatível. É muito difícil escolher, mas não podíamos deixar de referir a Praia da Marinha, uma das nossas preferidas. A praia não é grande e o acesso dá-se por uma escadaria que revela, aos poucos, a beleza da praia, as suas estruturas rochosas e a sua areia finíssima. Logo ali ao lado está a localidade de Benagil, imperdível, pelas suas grutas. O acesso às grutas faz-se pelo mar e uma visita ao famoso Algar de Benagil, é uma experiência a não perder. Há muitos passeios turísticos, nomeadamente a partir do barco que sai da Praia do Carvoeiro.

Tavira – Algarve
Próximo da fronteira com Espanha, no extremo leste do Algarve, fica a zona de Tavira, a zona com água mais quente do Algarve. Tem inúmeras praias interessantes, oferecendo uma paisagem diferente de outras zonas algarvias, plenas de falésias e zonas rochosas. O areal é enorme e em várias zonas, o acesso à praia é feito por pequenas barcas que atravessam a Ria formosa, que banha a região. Destacamos Cacela Velha, Cabanas de Tavira ou Santa Luzia. Se puder, as ilhas da Ria Formosa, como a Armona, a Barreta ou a Culatra também merecem uma visita.

Praia da Carriagem – Costa Vicentina
A costa alentejana também alberga algumas das mais bonitas praias do país. Na sua zona sul fica a praia da Carriagem, muito perto do Rogil, uma localidade a sul de Odeceixe, na divisória entre o Alentejo e o Algarve. A partir do Rogil, o acesso à praia da Carriagem faz-se de carro, mas também é possível fazê-lo a pé, seguindo as marcas do circuito da Praia da Amoreira (integrado no percurso oficial da Rota Vicentina), um trilho pedestre com 6 km que começa em Pego das Éguas, passa pelas praias da Carriagem e da Amoreira, e termina no Parque de Campismo do Serrão.

Portinho da Arrábida – Setúbal
Falar da Arrábida, e do seu Parque Natural, é impossível sem frisar a paisagem deslumbrante da união do mar com a serra, que originou um cordão de praias de areias finas e águas transparentes – como o Portinho da Arrábida, a Figueirinha ou Galapos – praias que julgaríamos ver apenas no Mediterrâneo. O acesso à praia é feito pela Serra da Arrábida e no verão já estão proibidos os carros na zona das praias. Fica mesmo junto a Setúbal, a 1 hora de Lisboa.

Baleal, Ferrel e Bom Sucesso – Peniche
O Baleal é uma pequena península, em Peniche, a 1 hora de carro de Lisboa. Com areia fina e águas calmas, o Baleal ganhou o nome devido à pesca de baleias no passado. Tal como muitas das praias do concelho de Peniche, tornou-se essencial da rota do Surf e das escolas de Surf. Destacamos na zona a beleza natural das Praias mais selvagens, a começar em Ferrel, na Almagreira, e ainda a Praia do Bom Sucesso, onde desagua a Lagoa de Óbidos, em frente à Foz do Arelho. A sua beleza natural destaca-se e é o lado mais selvagem e natural da Lagoa.
Praia da Nazaré – Leiria
É uma das praias mais emblemáticas de Portugal, digamos que é incontornável. Não só a praia com o seu extenso areal, como a vila piscatória, a sua beleza, e tradições muito particulares, nomeadamente na tradição dos pescadores, dos trajes típicos das mulheres das sete saias e da seca e venda de peixe. Tornou-se também muito conhecida pelo surf, nomeadamente devido às ondas gigantes que se formam a partir da geografia particular do chamado ‘canhão da nazaré’.

Praia de São Jacinto – Aveiro
A praia de São Jacinto situa-se entre o Oceano Atlântico e dunas a perder de vista, que pertencem ao Parque Natural. Fica apenas 15 minutos da belíssima cidade de Aveiro, a Veneza portuguesa, e é uma opção interessante nesta região, situando-se a 1 hora de distância do Porto.

Praia da Apúlia – Esposende
A Praia da Apúlia tem um paisagem invulgar e encontra-se inserida na Área da Paisagem Protegida do Litoral de Esposende, 45 km a norte do Porto. A
sua paisagem natural destaca-se pelos moinhos de vento dispostos no cimo de dunas e vale bem uma visita.

Praia do Cabedelo – Viana do Castelo
A praia de Cabedelo pertence a Viana do Castelo e fica próxima já da fronteira com Espanha, a norte. Tem cerca de 1 km de extensão de areia clara e fina e os seus pontões ajudam no controlo do mar nos dias mais difíceis. É conhecida pelos seus ventos que são aproveitados para a prática de Kitesurf e Windsurf.

Praia de Moledo – Caminha
Esta praia, também situada no extremo litoral norte, é conhecida pela sua beleza natural e também pelas qualidades terapêuticas que são atribuídas à presença de iodo. A praia está rodeada pela serra e, ao longo dos anos, tem-se assistido a uma redução considerável do seu areal. Contudo, ainda apresenta uma extensão de cerca de 350m de areia branca e rochas. Em frente, pode visitar o Forte da Ínsua, situado numa pequena ilha rochosa em frente à praia, à qual se tem acesso através de barco.

Porto Santo – Madeira
Para terminar, uma sugestão nos arquipélagos portugueses! Em pleno Oceano Atlântico, encontramos a chamada Ilha Dourada, a Ilha do Porto Santo, que conta com uma extensa e fantástica praia de 9 km banhada por águas cálidas, tranquilas e azuis. É ideal para umas férias de praia longas, e conta com um clima estável e seco, com muito sol durante todo o ano.

Este ano aproveite para explorar uma região e conhecer sempre mais do que uma praia: os areais portugueses são mesmo fantásticas surpresas à nossa espera. Boas férias!

Se está a pensar em férias, não se esqueça que a UNA responde às suas questões em qualquer necessidade relacionada com a proteçao das suas viagens. Estamos inteiramente ao seu dispor, para qualquer dúvida ou esclarecimento adicional. Consulte o seu Mediador Una e peça uma simulação ou informe-se em unaseguros.pt.