Amaxofobia: o medo irracional de conduzir

Sabe o que é a amaxofobia? Apesar de ser uma fobia com um nome estranho, é mais comum do que possa parecer. Trata-se do medo intenso de conduzir. Os sintomas são diversos, mas o resultado é apenas um – carta de condução no bolso e carro parado na garagem.

O que é a amaxofobia?

Amaxofobia define-se como o medo de conduzir um carro. É claro que existem diferenças entre um medo razoável, que pode ser natural em pessoas que nunca conduziram ou em alguém que teve um acidente, e o medo patológico e excessivo que bloqueia a pessoa de fazer esta atividade.

Em casos extremos, a amaxofobia pode levar uma pessoa a entrar em pânico só por sentar-se no interior de uma viatura ou ver imagens de um carro na televisão. Este nível de fobia afeta gravemente a qualidade de vida da pessoa, que se vê muitas vezes limitada na sua interação social e profissional.

As pessoas que sofrem desta patologia devem entender que são vítimas de um medo irracional. E como acontece com todas as fobias, é importante ter um acompanhamento terapêutico profissional para definir o tratamento mais adequado. Nem todos os casos são iguais e nem todos têm a mesma origem.

Causas da amaxofobia

  • Experiências traumáticas

Pessoas que estiveram envolvidas, que presenciaram ou que perderam alguém querido num acidente automóvel, têm um risco mais elevado de sofrer desta fobia. Nestes casos, pode haver uma ligação direta entre amaxofobia e perturbação de stress pós-traumático.

  • História familiar

Ter um familiar que sofra de um transtorno fóbico ou de ansiedade pode aumentar o risco desta fobia.

  • Reprodução de comportamento

Observar alguém com amaxofobia ou ouvir repetidamente uma pessoa falar sobre o medo de conduzir pode causar o mesmo medo.

Sintomas de amaxofobia

O simples medo de conduzir não indica que sofre desta fobia. Existe até um medo natural, que pode ser controlado e superado. Contudo, quando aparecem determinados sintomas, devemos prestar atenção, tais como:

  • Ataques de ansiedade;
  • Tremores, tonturas, náuseas, suores ou arritmia cardíaca;
  • Descontrolo emocional e pensamentos dramáticos relacionados com a condução.

É ainda comum as pessoas que sofrem de amaxofobia começarem por conduzir cada vez mais devagar e apenas em zonas conhecidas. Geralmente deixam também de conduzir à noite ou em condições climatéricas adversas e, em último caso, podem mesmo deixar de conduzir.

Como superar o medo de conduzir?

Iniciar terapia com especialistas de saúde mental pode ser um fator determinante para superar esta fobia. O tratamento realiza-se muitas vezes com recurso a realidade virtual – para colocar a pessoa na situação de forma controlada – e com apoio de medicação.

Contudo, apesar de não dispensar a consulta com um psicólogo ou psiquiatra, existem várias técnicas que podem ajudar a superar esta fobia:

  • Colocar em prática técnicas de respiração e relaxamento

Podem ser importantes para saber descontrair e evitar os pensamentos negativos, antes e durante a condução.

  • Conduzir acompanhado

O apoio de um familiar ou amigo durante a condução pode ser uma excelente ajuda. Não só para transmitir calma e confiança, mas também porque caso seja necessário eles podem assumir o papel de condutores.

  • Recuperar a confiança gradualmente

É importante começar por fazer distâncias curtas e conduzir em locais mais controlados e menos movimentados, como um parque de estacionamento. E, pouco a pouco, ir aumentando os percursos e fazer novos caminhos.

A amaxofobia pode afetar a qualidade de vida, desde ter dificuldades a chegar ao trabalho, fazer compras ou até participar em eventos sociais. Para quem sofre desta fobia pode tornar-se impossível viajar para ver a família, amigos ou ir de férias.

Subscrever um seguro de automóvel, para além de ser uma obrigação legal, pode ser também um fator de segurança e confiança. Na UNA Seguros existem diversos tipos de coberturas que vão ao encontro das necessidades de cada um. Estamos inteiramente ao seu dispor, para qualquer dúvida ou esclarecimento adicional. Consulte o seu Mediador Una e peça uma simulação ou informe-se em unaseguros.pt