As nossas dicas para aproveitar os Santos ao máximo

As festas dos Santos Populares estão a chegar e com elas os bailaricos, marchas e arraiais, as sardinhas assadas e o caldo verde e muito convívio e animação pelas ruas da cidade. Para quem não quer perder nada destas celebrações, fique com algumas sugestões para aproveitar ao máximo o que estas festas têm para lhe oferecer.

Dicas para aproveitar as festas populares

Se for celebrar os Santos Populares para os bairros típicos da cidade prepare-se para o rebuliço. Faz parte da festa os empurrões ao ritmo das músicas populares. Mas também pode optar por ficar em casa, e celebrar estas festas tipicamente portuguesas com familiares e amigos. Conheça algumas dicas para tirar o melhor proveito possível das noites festivas de junho.

  1. Chegar cedo às festas

Se quiser ver os enfeites e a animação dos bairros de forma mais tranquila, chegue o mais cedo possível. Até porque se quiser ter uma mesa para jantar e aproveitar as sardinhas no pão, o caldo verde e a sangria, o ideal é chegar ainda durante a tarde. E claro, prepare-se para os preços inflacionados, mas não se deixe incomodar por isso. Lembre-se que são os Santos Populares e que só acontecem uma vez por ano!

  1. Levar dinheiro no bolso e apenas o essencial

Em muitas das bancas e esplanadas improvisadas nas ruas dos bairros típicos não existe a opção de pagar com multibanco. E estando já nas festas é difícil movimentar-se para encontrar uma caixa. Por isso, não se esqueça de levantar dinheiro e levá-lo consigo para comer e beber ou talvez para comprar um manjerico típico. E claro, leve o essencial. As multidões são ótimas para carteiristas ou no meio da confusão também é mais provável que possa perder algum dos seus pertences.

  1. Deixar o carro em casa

Nem pense em levar o carro para as festas. Estacionar pode ser um verdadeiro pesadelo com a quantidade de gente e de ruas cortadas. Opte por ir de transportes públicos e circular a pé entre bairros. Para além de que se quiser beber, poderá fazê-lo de forma mais tranquila sabendo que não terá de agarrar no volante no final das festas.

  1. Ir com paciência e animação

Muitas vezes pode ser difícil caminhar 100 metros sem levar pisadelas, cotoveladas e empurrões. Ou pode ser uma missão quase impossível encontrar aqueles amigos que tanto queríamos encontrar para dar um passinho de dança ou partilhar uma fartura. Descontraia e usufrua do que as festas lhe tragam! E se a ideia de se movimentar entre a multidão é para si um motivo de stress, prefira assentar arraiais num local em vez de andar em romaria pela cidade.

  1. Comemorar nos locais mais típicos

Se estiver no Santo António, em Lisboa, as opções são imensas. E apesar dos arraiais prolongarem-se durante vários dias, a grande festa ocorre na noite de 12 para 13 de junho. Se quiser celebrar nos locais mais típicos visite os bairros de Alfama, Bica, Graça ou Mouraria.

Na noite de 23 para 24 de junho comemora-se o São João, no Porto. Fontainhas, Miragaia ou Massarelos são alguns dos pontos obrigatórios para quem quer viver ao máximo as festas da Invicta, entre marteladas, alho porro e os típicos balões de ar quente.

  1. Celebrar em casa

Mas se preferir ficar em casa, saiba que esta também pode ser uma excelente opção. Convide amigos e familiares, decore a sua casa com grinaldas, fitas e balões, prepare o grelhador, e escolha a melhor lista musical para dançar pela noite dentro. A festa é sua!

A equipa Una Seguros deseja-lhe uns Santos Populares em grande! E lembre-se que estamos sempre disponíveis para responder às suas questões em qualquer necessidade relacionada com a proteção em Acidentes Pessoais. Conheça as coberturas associadas e como pode estar protegido nos momentos de lazer em família. Estamos inteiramente ao seu dispor, para qualquer dúvida ou esclarecimento adicional. Consulte o seu Mediador Una e peça uma simulação ou informe-se em unaseguros.pt.