Como criar novos hábitos e mantê-los

Alterar hábitos é uma necessidade que a maioria das pessoas vai ter ao longo da vida. Mas há boa parte das pessoas que não sabem como o fazer ou que acham que não conseguem ser disciplinadas e constantes o suficiente. As ferramentas do Coaching e da Gestão ajudam-nos a criar novos hábitos e objetivos, tanto na vida profissional como na pessoal. Saiba como.   

O coaching parte do princípio de que todos os seres humanos possuem dentro de si os recursos que precisam para mudar e alcançar o que definirem como objetivo. O coach olha para o indivíduo como único, e leva-o a descobrir esses recursos, através de ferramentas e métodos muito testados e baseados em evidência científica. Há nichos de coaching (de alta performance; de vida; profissional, etc.), mas há várias ferramentas que se aplicam de uma forma geral.

Vantagens do Coaching:

1 – Promover autoconhecimento:

O autoconhecimento é uma procura interna por respostas e entendimentos de várias questões complexas. Quem passa por este processo, aprende a reconhecer os seus traços de personalidade e realiza mudanças e transformações significativas na sua vida obtendo maior clareza dos seus atos (muitos deles são quase automáticos ou inconscientes), ganhando qualidade de vida e bem estar.

2- Aumento da produtividade e desempenho:

Estar ocupado não é o mesmo que ser produtivo. As pessoas que passam pelo processo de coaching aprendem a gerir o tempo, tendo como resultados maior produtividade e confiança, alcançando com maior agilidade e rapidez os seus objetivos.

3- Descobrir e focar-se no que realmente importa:

Muitas pessoas esperam ter resultados diferentes, mas ainda continuam a fazer as mesmas coisas. Isso coloca-as num ciclo vicioso sem fim. Um processo de coaching proporciona a oportunidade de construir uma visão de futuro clara, concisa e que permite identificar o seu estado atual e ser conduzido até ao objetivo desejado, ultrapassando frustrações e sentindo-se em pleno controlo da sua vida.

4- Poder de decisão:

Para muitas pessoas, tomar uma decisão pode ser um grande desafio, gerando medo e ansiedade. Optam por permanecer onde estão, perdendo oportunidades e privando-se de viver experiências. Quando alguém pratica o seu poder de decisão, aumenta a sua visão, segurança e autoconfiança, para que possa tomar decisões de acordo com as circunstâncias.

5- Reduz os níveis de stress:

Em muitos casos, a falha em alcançar objetivos gera stress, associado à falta de organização. Trabalhar com níveis reduzidos de stress é fundamental para desenvolver e alcançar os seus objetivos, para que consiga encarar as suas tarefas e desafios com mais clareza e tranquilidade.

 

O método SMART

Nesta senda dos novos hábitos, uma estratégia muito difundida no universo da gestão é o método SMART, metodologia que estabelece critérios para a definição de objetivos e metas e que se baseia em cinco fatores: S (específica), M (mensurável), A (atingível), R (relevante) e T (temporal). Veja como aplicar:

Específico: O objetivo deve ser específico, facilmente entendido por qualquer pessoa. Quero ser mais saudável ou quero emagrecer, são objetivos específicos? Se respondeu não, acertou. O que é ser saudável para si? Quantos quilos quer emagrecer? É fundamental nesse momento especificar ao máximo o que irá realizar.

Mensurável: se não medir um objetivo, como é que saberá avaliar se foi plenamente alcançado. Por exemplo: se o objetivo for correr uma prova de rua, a medida deverá ser a quantidade de quilómetros da prova que se propõe fazer.

Atingível: Deve pensar se o objetivo é alcançável. Ou seja, o objetivo deve ter alguma ousadia, porém dentro de uma realidade possível, de modo a não provocar desmotivação e frustração. Se não fizer exercício há anos, em 10 dias estará pronto para fazer uma meia-maratona? Se tiver uma empresa e quiser triplicar a faturação num ano, mas o mercado estiver em baixa…será esse crescimento possível?

Relevante: a sua meta deve ser relevante para si, ou seja, o seu esforço será recompensado quando alcançar a meta. Caso o objetivo seja empresarial, as metas podem ser desdobradas por cada pessoa da equipa, de modo a conseguir despertar o melhor potencial de cada um.

Temporal: o seu objetivo precisa de ter um prazo para ser alcançado. Sem uma data específica, ele acabará facilmente por ser a última prioridade dentro da sua rotina de vida ou trabalho.

Para criar um novo hábito:

  1. Escolha um primeiro hábito muito simples e liste três motivos pelos quais quer adquiri-lo;
  2. Liste um impacto positivo desse novo hábito na sua vida;
  3. Procure três pessoas que o inspirem a criar esse hábito (podem ser próximos ou não) e um amigo ou grupo para partilhar o seu progresso;
  4. Planeie de forma muito específica como irá executá-lo;
  5. Integre o hábito de forma realista e prática na sua rotina obrigatória;
  6. Repita a atividade por, pelo menos, 21 dias.
  7. A falha e o erro são expectáveis e normais, mas mantenha-o até estar sólido.

Adquiriu um novo hábito? Aplique os seus resultados de imediato!

Para dominar, por exemplo, um novo hábito de poupança – não importa ser grande ou pequena -, garanta que o seu esforço não se esvai em compras de impulso e outras tentações. Canalize essa quantia, de forma automática na sua conta, para os seus objetivos mais importantes. Seja para as próximas férias ou para um novo seguro – que é sempre uma escolha importante para se sentir mais protegido – importa poupar para poder viver mais tranquilo, sabendo que está a proteger os seus rendimentos, saúde, segurança e família.

Há muitas pessoas que perante uma eventualidade de baixa médica, por exemplo, ou quebra de rendimentos, deixam de conseguir pagar as despesas obrigatórias do mês ou apoiar a família. Há seguros com esse tipo de cobertura e os seguros existem também para isso: para o proteger em caso de problemas inesperados e temporários ou mesmo definitivos.

Na UNA podemos apoiá-lo na boa gestão das suas finanças pessoais: temos coberturas ajustadas às necessidades e carteira de cada cliente e planos personalizados. Por poucos euros por mês pode melhorar em muito a segurança da sua vida e bens.

Estamos inteiramente ao seu dispor, para qualquer dúvida ou esclarecimento adicional. Perceba melhor o seu caso e consulte o seu Mediador Una. Peça uma simulação ou informe-se em unaseguros.pt.