Combinar natureza e verão: os parques naturais em Portugal

Os programas de verão com a família são sempre uma das alturas mais felizes do ano. São dias ideais para relaxar e repousar em harmonia com a natureza, enquanto se vai desconectando da vida citadina, tantas vezes tão agitada.
Em Portugal, além de praias paradisíacas, existem também diversos parques e reservas naturais que se encontram protegidas de forma a manterem a sua biodiversidade.
Conheça as cinco sugestões UNA Consigo de Parques Naturais em Portugal para visitar nestas férias.

Preparação de viagem
Uma viagem em segurança é a melhor garantia de umas férias de sucesso. Conheça as campanhas perfeitas para si, para um Verão Seguro. Porque família, casa e viatura há só UNA.

Os parques naturais
Característicos pela sua fauna e flora de conservação natural, os parques naturais dividem-se entre sucessões de praias, dunas, grutas, estuários e margens de rios que atribuem a estas zonas uma paisagem de beleza imensurável.

O que visitar?
Neste caso, deixamos-lhe cinco sugestões para explorar estas paisagens em estado puro e desfrutar de momentos inesquecíveis:

1. Parque Natural das Serras de Aires e Candeeiros
Localizado no Centro do país1, o Parque Natural das Serras de Aires e Candeeiros possui 38 900 hectares e está enquadrado no Maciço Calcário Estremenho, nas grutas deste que é um dos maiores reservatórios de água doce subterrânea em Portugal, habitam cerca de dez espécies diferentes de morcegos. Se decidir visitar, poderá contar com diversos trilhos pedestres, lagos e nascentes para visitar e opções gastronómicas deliciosas.

2. Parque Natural de Sintra-Cascais
Do alto dos seus 529 metros de altitude na Cruz Alta do Parque da Pena encontra-se o Parque Natural de Sintra-Cascais2. Com uma orla marítima impressionante, possui o selo UNESCO de Categoria Paisagem Cultural da Humanidade.
Aconselhamos a visitar nesta região: Palácio da Pena, Palácio de Monserrate, Palácio da Vila, Palácio de Seteais e Quinta da Regaleira.

3. Parque Natural da Arrábida
Localizado no distrito de Setúbal, a cerca de 50 km de Lisboa, está o Parque Natural da Arrábida3. Junto ao mar e no meio das montanhas, é aqui que se encontram algumas das praias mais visitadas a nível nacional, características pelas suas águas transparentes.
Para quem gosta de estar na natureza, há vários trilhos e miradouros que valem a pena explorar.

4. Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
As falésias recortam a paisagem do Parque Natural do Sudoeste Alentejano4 e Costa Vicentina, na qual a biodiversidade, paisagem vegetal se transformam num local obrigatório a visitar.
Para quem gosta de se aventurar na vida marítima, os fundos marinhos costeiros são uma das maiores atrações para os mergulhadores. Já as ondas são aproveitadas pelos surfistas, entre os concelhos de Aljezur e Vila do Bispo.

5. Parque Natural do Douro Internacional
O planalto transmontano do Douro Internacional5 possui um dos mais bonitos parques a nível nacional. O seu vale profundo e íngreme com 700 a 800 metros de altitude e cerca de 120 km de comprimento, valeu-lhe o título de Grand Canyon Europeu, e faz fronteira com Espanha.
Se vai visitar, prepare-se para grandes amplitudes térmicas. Os invernos são muito rigorosos, enquanto no verão as temperaturas são muito elevadas.

Se está a pensar em férias, não se esqueça que a UNA responde às suas questões em qualquer necessidade relacionada com a proteção das suas viagens. Estamos inteiramente ao seu dispor, para qualquer dúvida ou esclarecimento adicional. Consulte o seu Mediador Una e peça uma simulação ou informe-se em unaseguros.pt.

1 – https://www.serrasdeaireecandeeiros.com/

2 – https://unescoportugal.mne.gov.pt/pt/temas/proteger-o-nosso-patrimonio-e-promover-a-criatividade/patrimonio-mundial-em-portugal/paisagem-cultural-de-sintra

3 – https://www.visitportugal.com/pt-pt/content/parque-natural-da-arrabida

4 – https://www.visitalgarve.pt/pt/4305/parque-natural-do-sudoeste-alentejano-e-costa-vicentina.aspx

5 – https://www.visitportugal.com/pt-pt/content/parque-natural-do-douro-internacional