Como aproveitar feriados e pontes de 2022

Neste início de primavera começamos a pensar a sério em férias e, vale a pena recordar, que em 2022 haverá ainda 3 oportunidades para aproveitar as pontes. São as seguintes:

  • 16 de junho (quinta-feira, feriado de Corpo de Deus): 16 a 19 de junho
  • 1 de novembro (terça-feira, feriado de Todos-os-Santos): 29 de outubro a 1 de novembro
  • 1 de dezembro (quinta-feira, feriado da Restauração da Independência): 1 a 4 de dezembro
  • 8 de dezembro (quinta-feira, feriado da Imaculada Conceição): 8 a 11 de novembro

E quais os fins de semana prolongados?

Quando um feriado se junta a um fim de semana, numa segunda ou numa sexta, temos aquilo a que se convencionou chamar fim de semana prolongado. Este ano teremos 4 possibilidades:

  • 10 de junho (sexta-feira, feriado de Dia de Portugal): 10 a 12 de junho (+13 de junho em Lisboa e Vila Real)
  • 15 de agosto (segunda-feira, feriado de Assunção de Nossa Senhora): 13 a 15 de agosto

Restantes feriados em 2022:

Para ter tudo esclarecido, recordamos, por ordem cronológica, os feriados a partir de agora (fora os regionais):

  • 10 de junho, sexta-feira, Dia de Portugal
  • 13 de junho, segunda-feira, Dia de Santo António (só Lisboa e Vila Real)
  • 16 de junho, quinta-feira, Corpo de Deus
  • 15 de agosto, segunda-feira, Assunção de N.ª Senhora
  • 5 de outubro, quarta-feira, Implantação da República
  • 1 de novembro, terça-feira, Dia de Todos os Santos
  • 1 de dezembro, quinta-feira, Restauração da Independência
  • 8 de dezembro, quinta-feira, Dia da Imaculada Conceição
  • 25 de dezembro, domingo, Natal

Com tantas hipóteses ainda para aproveitar, é caso para planear os dias a que tem direito o mais depressa possível. Deixamos-lhe algumas sugestões e dicas para a sua estratégia de ‘escapadelas’, agora que chega a retoma do turismo e a pandemia tende a entrar na fase de endemia:

Turismo nacional e de natureza

Caso prefira ficar pelo país, há várias ofertas de pacotes, com hotel, dentro de Portugal que pode achar interessantes. Outra opção interessante para muita gente que gosta do turismo de natureza, e para famílias com crianças, é ficar em bungalow (em parques de campismo e outro tipo de resorts) ou arrendar diretamente casas dentro de parques naturais, como é o caso de Montesinho. Não deixe também de espreitar os percursos de caminhada sugeridos pelas autoridades turísticas, e escolha o sítio para ficar a partir do percurso que quer fazer. Não esqueça a excelente oferta de turismo rural em Portugal, provavelmente a única que conseguiu melhorar nos últimos 2 anos, por causa da pandemia.

Neste capítulo, outra hipótese são as Pousadas de Portugal, do grupo Pestana, que têm uma ‘oferta de primavera’ a partir de 75 euros noite, com 28% de desconto, um pouco por todo o país, de norte a sul. A oferta inclui pequeno-almoço (apenas em hotéis selecionados); wi-fi gratuito e pontos extra no cartão das pousadas, por cada euro gasto. 

Ir para fora: espreite pacotes e promoções

Há muitos pacotes à escolha para viajar para o exterior este ano: por isso, sugerimos que espreite vários sites, agências e até pesquisadores de voo ou voo+hotel, como o Skyscanner, Edreams, Momondo ou Expedia. Há dicas importantes para os mais distraídos quanto à modalidade de pacotes: para conseguir manter o preço acessível que o site/agência anuncia, o alojamento associado ao voo fica a 20 km do centro da cidade/região que vai visitar – o que muitas vezes não compensa. Por isso, analise bem a oferta. Nesta modalidade, também há ofertas para viagens mais longas e dispendiosas, de uma semana, por exemplo, e ofertas que implicam apenas 3 ou 4 dias e são mais acessíveis.

Alojamento Local + Voo

Para quem opta por desenhar a viagem à sua medida, por várias razões, desde as financeiras, às de saúde ou às logísticas, é interessante começar a procurar voo e/ou alojamento particular, tanto nos pesquisadores de voo, como em sites tipo Airbnb, Booking, Momondo, Trivago e outros. Nestes últimos, tem oferta de quartos, casas inteiras, alojamentos com camas extra, casas com comodidades para pessoas com deficiência ou alojamentos que aceitam animais de estimação, entre tantas outras hipóteses.

Apostar no descanso é apostar na qualidade de vida e saúde. Vá e divirta-se!

A UNA responde às suas questões em qualquer investimento que pense fazer na proteção das suas viagens. Estamos inteiramente ao seu dispor, para qualquer dúvida ou esclarecimento adicional. Consulte o seu Mediador Una e peça uma simulação ou informe-se em unaseguros.pt.