Como escolher um seguro multirriscos habitação?

O seguro multirriscos é um seguro muito útil que protege um dos nossos bens mais preciosos: a nossa casa e o seu conteúdo. Neste artigo vamos perceber como escolher um seguro multirriscos.

Tudo começa nas suas necessidades

O primeiro passo na escolha de um seguro, qualquer seguro, é percebermos quais as necessidades que temos. O que pretende ver coberto? Quais os seus principais receios quando pensa na sua habitação e conteúdo?

Dica: quando contratamos o seguro multirriscos poderemos ter inúmeras coberturas, umas obrigatórias e outras opcionais. Não se foque apenas no preço, mas antes na serenidade que um seguro pode trazer à sua família.

Seguro para o Imóvel é obrigatório?

Se tem um apartamento, é obrigatório ter um seguro que garanta o risco de incêndio tanto da fração autónoma como da parte proporcional das partes comuns do edifício. Por essa razão, todos os seguros de Multirriscos Habitação têm como cobertura principal o Incêndio.

Seguro para Imóvel ou para o Conteúdo?
Os imprevistos acontecem. E embora muitas vezes as pessoas se fiquem apenas pelo seguro de Imóvel, porque é exigido pelo Banco ou porque é obrigatório por se tratar de um apartamento, quando surge algo inesperado como um rebentamento de um cano que danifica os bens é que se lembram que talvez deveriam ter feito um seguro para o conteúdo.

Podemos achar muitas vezes que o que temos em casa não tem o valor que justifique fazer o seguro. Mas se perante uma situação inesperada, como uma Inundação, tivermos de substituir os bens danificados é sempre mais reconfortante saber que temos um seguro que nos paga pelos danos causados.

A diferença entre fazer apenas um seguro para imóvel ou um seguro para imóvel e conteúdo poderá ser muito reduzida, pelo que deverá sempre solicitar simulação para os dois casos.

Escolher um seguro multirriscos: conheça as diferentes coberturas

Existe um conjunto de coberturas que são comuns às várias opções de seguro multirriscos e outras opcionais. Mais uma vez, sugerimos que não se foque apenas nas coberturas que o seu banco exige (aliás, pode nem ter um credor), mas antes nas suas necessidades.

Coberturas Gerais

A grande maioria das coberturas aplica-se tanto ao imóvel como ao conteúdo e estão num plano base: incêndio, raio e explosão, danos por água, tempestades e inundações, aluimento de terras, Responsabilidade Civil, Riscos Elétricos, entre outros.

A cobertura de fenómenos sísmicos é uma cobertura muitas vezes exigida pelo Banco e é complementar ao plano base. Aplica-se tanto ao imóvel como ao conteúdo.

Dica: A cobertura de responsabilidade civil familiar é especialmente útil para quem tem filhos, pois garante os danos corporais e/ou materiais acidentalmente causados a terceiros (aquelas viagens de bicicleta que riscam os carros dos vizinhos nas garagens, por exemplo, ou a quebra de um artigo numa loja).

Coberturas do imóvel (edifício)

Temos um outro grupo de coberturas que se destinam a segurar apenas a componente de imóvel (tanto a sua estrutura física como os equipamentos ligados à mesma como caracter de permanência). Falamos dos danos estéticos, da queda e quebra de equipamentos sanitários, espelhos fixos e vidros.

Ainda ao nível do imóvel existem as coberturas complementares de queda e quebra de painéis solares (cada vez mais comuns nos imóveis) e a avaria de equipamentos.

Dica: No seguro UnaLar, nas coberturas especificas de imóvel, poderá selecionar uma de 3 opções de capital ajustando o seguro às características da sua habitação.

Dica: Se quiser proteger os seus eletrodomésticos deve contratar o seguro de conteúdo e analisar o capital dos riscos elétricos.

Coberturas do Conteúdo

É também possível garantir os danos provocados no conteúdo da sua habitação. As coberturas principais estão habitualmente garantidas pelo plano base, sendo especialmente relevante considerar os riscos elétricos, danos por água e furto ou roubo.

Dica: No UnaLar, associado ao seguro de conteúdo poderá contratar a cobertura de veículos em garagem e poderá ajustar os capitais dos Riscos Elétricos tendo em conta os aparelhos que tem em casa.

Como saber qual o valor que segurar?

A grande dificuldade é determinar o valor dos nossos bens. No caso do imóvel, devemos sempre considerar o valor de reconstrução do mesmo em caso de sinistro e para o conteúdo o valor dos bens em novo.

Dica: Ao efetuar uma simulação no UnaLar será dado um valor estimado para ambos os casos.

Existem diversas coberturas que pode valorizar e é natural que possa ter dúvidas relativamente ao produto mais adequado para si. Aliás, desengane-se se pensa que o investimento num bom seguro multirriscos é caro. O que sugerimos é que peça um contacto e simule o seu caso, esclareça as suas dúvidas e perceba que a segurança do seu património é algo que está ao seu alcance.

UnaLar é um seguro de multirriscos habitação, comercializado pela Una Seguros SA. Não dispensa a leitura da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida.