Dia dos Parques Naturais: os dez trilhos mais conhecidos

Celebra-se no dia 24 de maio o Dia Europeu dos Parques Naturais. A data foi criada em 1999 para salientar a importância de proteger a biodiversidade e sensibilizar para o bem-estar que o contato com a natureza propicia ao ser humano. O tema deste ano “Construir a partir das nossas raízes” tem como objetivo aproximar ainda mais as pessoas da natureza.

Em Portugal, existem 13 parques naturais reconhecidos. Fica aqui a sugestão de 10 trilhos que pode fazer em várias áreas protegidas nacionais.

Parque Natural do Alvão

O Percurso Pedestre Fisgas de Ermelo permite-lhe conhecer os encantos deste parque natural, com uma área de cerca de 72 km² distribuídos pelos municípios de Vila Real e Mondim de Basto. Nesta rota de paisagens deslumbrantes poderá apreciar pequenos rios que formam cascatas, sendo a mais famosa, a cascata das Fisgas de Ermelo. No verão, pode ainda experimentar ainda as pequenas piscinas naturais ao longo do percurso e banhar-se nas águas do Rio Olo.

Parque Natural da Arrábida

O Trilho dos Moinhos da Arrábida tem cerca de 7 km de extensão. A caminhada oferece vistas deslumbrantes da Serra da Arrábida, do Oceano Atlântico e da vegetação mediterrânica característica da região. Durante o percurso, os visitantes terão a oportunidade de passar por vários moinhos de vento abandonados, que são testemunhos da atividade agrícola tradicional da região.

Parque Natural do Douro Internacional

O Trilho do Castro e do Contrabando é um dos percursos mais populares da região. Tem cerca de 6 km de extensão e começa na aldeia de Vilarinho dos Galegos. O percurso segue antigas trilhas usadas pelos contrabandistas recheadas de histórias fascinantes e proporciona uma experiência única, com vistas deslumbrantes sobre olivais e vinhedos.

Parque Natural da Ria Formosa

Na zona mais a sul de Portugal, perto de Faro, pode fazer o Trilho da Quinta do Ludo. Este é um percurso circular que passa por salinas, lagoas e áreas de sapal, permitindo observar aves migratórias e apreciar a paisagem única da Ria Formosa.

Parque Natural da Serra da Estrela

O Trilho do Covão das Conchas permite conhecer a famosa lagoa com um buraco no meio da Serra da Estrela. Este percurso linear de cerca 10 quilómetros e tem início na Lagoa Comprida, um dos locais mais fascinantes da serra.

Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

O famoso Trilho dos Pescadores ou Rota Vicentina estende-se por cerca de 200 km, acompanhando a costa desde a Praia do Porto Covo até à Praia da Luz. É uma caminhada espetacular, passando por praias isoladas, falésias impressionantes e aldeias pitorescas.

Parque Natural Sintra-Cascais

Dos muitos percursos possíveis, existe um que se destaca: o trilho do Cabo da Roca, que leva os visitantes até o ponto mais ocidental da Europa continental. O caminho segue ao longo da costa, oferecendo vistas deslumbrantes do oceano e das falésias. O percurso tem cerca de 7 km e pode ser iniciado em várias localidades, como o Farol do Cabo da Roca ou a Praia da Ursa.

Parque Natural da Serra de Aires e Candeeiros

O percurso da Corredoura é um dos grandes destaques da Serra de Aires e Candeeiros. A antiga linha férrea que transportava carvão das minas da Bezerra para a Central Termoelétrica foi transformada numa Ecopista de cerca de 12 km que pode ser percorrida a pé, de bicicleta ou a correr.

Parque Natural do Tejo Internacional

O trilho Malpica do Tejo, com cerca de 10 km, situa-se no município de Castelo Branco, na freguesia de Malpica. Esta região apresenta vestígios pré-históricos, desde o Paleolítico, Neolítico até à Idade do Ferro e época romana. Um trilho para explorar de braço dado com a história.

Parque Natural do Vale do Guadiana

A Rota Circular do Miradouro do Pulo do Lobo, inserida no Parque Natural do Vale do Guadiana, permite percorrer caminhos florestais ao longo do rio. Com cerca de 6 km, tem como maior ponto de interesse o miradouro do Pulo do Lobo que oferece vistas panorâmicas sobre grande parte do território protegido.

Antes de partir à aventura, lembre-se que a UNA responde às suas questões em qualquer necessidade relacionada com a proteção em Acidentes Pessoais. Conheça as coberturas associadas e como pode estar protegido nos momentos de lazer em família. Estamos inteiramente ao seu dispor, para qualquer dúvida ou esclarecimento adicional. Consulte o seu Mediador Una e peça uma simulação ou informe-se em unaseguros.pt.