Dicas para escolher o seu Seguro Vida Crédito Habitação

Quer garantir a segurança da sua família caso lhe aconteça alguma coisa? O seguro de vida associado ao crédito habitação permite-lhe fazer mesmo isso: garantir que o seu crédito fica pago caso lhe aconteça determinado sinistro. Neste artigo vamos aprofundar um pouco sobre as características do seguro de vida crédito habitação e deixar-lhe algumas dicas para escolher o melhor seguro para si.

Não seja escolhido pelo seguro

Já reparou que na maioria das vezes não escolhemos o seguro de vida? É verdade. Escolhemos um crédito habitação e focamos a nossa atenção apenas no spread, acabando por aceitar todos os produtos que o banco nos “propõe”. Ou seja, não escolhemos o nosso seguro mas somos escolhidos. E se somos escolhidos, isso significa que não vamos ter a melhor opção.

Dica: Não esqueça que pode fazer o seguro de vida crédito habitação onde quiser. Assim, antes de aceitar a proposta do seu banco, deve procurar soluções alternativas.

Escolhendo boas coberturas

O primeiro passo para escolhermos um bom seguro passa por perceber quais são as nossas alternativas. Por outras palavras, por conhecer os riscos e as consequências que queremos ver protegidos. Neste contexto, deveremos conhecer as diferentes coberturas do seguro de vida, como as coberturas de IAD e de IDPAC. Mas existem outras coberturas opcionais que poderam fazer sentido contratar.

Dica: Simule diferentes seguros na sua relação preço / cobertura. Irá perceber que o acréscimo de custo por um seguro mais completo não é assim tão grande, o que acabará por justificar um pequeno investimento para garantir a segurança financeira mais completa para os seus descendentes, uma vez que é mais fácil ter uma invalidez parcial do que ficar em estado vegetativo.

Nos seguros o barato pode sair caro

Quando falamos da segurança financeira das pessoas que nos são mais queridas, deveremos procurar ter os melhores critérios de escolha. Para algumas pessoas, seja por feito seja por necessidade, o fator critico é o preço. Para outras pessoas, o fator mais relevante é o grau de invalidez que conseguem. Para outras ainda, o mais importante é um bom equilíbrio entre os dois. O fundamental a reter é que nos seguros, por vezes, o barato pode sair caro.

Dica: Se escolher o seguro comercializado pelo seu banco, o barato sai (mesmo) caro. Na maioria das vezes, acaba por pagar muito por pouca cobertura. Por outro lado, se for mais exigente e se encontrar uma seguradora especialista em vida, pode ter boas coberturas com preços mais competitivos. Não acredita, simule o seu caso concreto.

Comparar o que é comparável

Falámos anteriormente da relação entre a segurança que procuramos (coberturas) e o preço que pagamos (prémio do seguro). Existindo estas duas variáveis, ao compararmos dois seguros temos de comparar o que é comparável.

Dica: Depois de saber as coberturas e o preço do seu seguro atual, não esquecendo ainda as exclusões e o capital coberto (em alguns bancos o capital seguro pode ser de apenas 50% do montante em dívida), simule o mesmo seguro na Una Seguros, não esquecendo que muitas vezes pode conseguir uma cobertura superior (IDPAC 60%) à que tem e mesmo assim ainda ficar a poupar.

Foco no longo prazo

O preço do seu seguro de vida crédito habitação aumenta ao longo dos anos, considerando o capital em dívida, a sua idade, risco da profissão, deslocações frequentes a países, desportos e estado de saúde.

Este preço é definido quando assina o contrato através de uma análise de risco feita pela Companhia. As tarifas das diversas Companhias são distintas entre si. É comum que prémios de primeiro ano esconda subidas expressivas nos anos seguintes.

Dica: Deve conhecer a evolução do prémio do seu seguro de vida atual e compará-la com seguros de vida de outras companhias. Ao negociar com o seu agente de seguros, peça a evolução da tarifa e o preço total do seguro ao longo do contrato. Mais um argumento para perceber que vale mesmo a pena mudar o seu seguro de vida para a Una Seguros.