IDPAC (ITP) vs. IAD – Diferenças

IDPAC (ITP) e IAD são duas siglas da linguagem de seguros que poderá considerar como segurês. Neste artigo vamos explicar detalhadamente o que significam estes dois conceitos e como poderá escolher a cobertura adequada para o seu seguro de vida.

O que significa IAD?

IAD são as iniciais de Invalidez Absoluta e Definitiva. Esta cobertura pode ser acionada em caso de acidente ou de doença dos quais resultem uma total incapacidade da Pessoa Segura para exercer qualquer atividade remunerada, e que fique totalmente dependente de uma terceira pessoa para efetuar as necessidades básicas do dia-a-dia (entenda-se comer, vestir-se, locomover-se, realizar a sua higiene pessoal).

Da definição facilmente percebemos que esta cobertura é uma cobertura que pode ser bastante restritiva. É certo que garante o pagamento do contrato de crédito habitação, mas a probabilidade de ocorrência tenderá a ser bastante inferior a outros graus de invalidez, como veremos de seguida.

O que significa IDPAC (ITP)?

IDPAC são as iniciais de Invalidez Definitiva para a Profissão ou Atividade Compatível, antiga Invalidez Total e Permanente (ITP). Esta cobertura pode ser acionada a partir de um grau de invalidez de 65% ou em algumas companhias 60%, significando que a Pessoa Segura sofreu um acidente ou uma doença que a incapacita de exercer a sua profissão ou qualquer atividade lucrativa compatível com as suas capacidades, conhecimentos e aptidões.

Na cobertura de ITP ou IDPAC é fundamental ter em conta o grau de invalidez da cobertura e o conceito de atividade compatível com as suas capacidades, conhecimentos e aptidões, daí ser fundamental que comunique com rigor qual a sua atividade profissional.

Quais as diferenças entre IAD e IDPAC (ITP)?

Das definições acima referidas fica claro que a grande diferença entre as duas coberturas se prende com a probabilidade de acionar o seguro. O mesmo será dizer, o grau de segurança que proporciona à sua família em caso de sinistro. No caso da IAD, a cobertura é mais restritiva e menos comum de ser acionada. No caso da ITP ou IDPAC, estará mais protegido.

Qual a cobertura que deve escolher?

A resposta a esta pergunta vai depender do motivo pelo qual fez o seguro de vida crédito habitação. Infelizmente, muitas famílias fazem o seguro de vida apenas porque é obrigatório, o que faz com que não se preocupem com o grau de cobertura. O foco é apenas o preço e não a proteção mais adequada a longo prazo.

Se procura garantir a segurança financeira da sua família e garantir que o seu crédito fica pago em caso de invalidez, deve considerar uma cobertura mais abrangente. O melhor é que numa seguradora especialista em seguros de vida como a Una Seguros, consegue uma boa proteção por um preço bastante mais competitivo do que o preço cobrado pelo seu banco. Assim, por que não simular o prémio do seu seguro de vida crédito habitação?

Como avaliar os diferentes prémios de seguro?

Para que seja possível uma escolha com toda a informação disponível em termos de coberturas, exclusões e prémio, sugerimos que preencha o formulário e faça uma simulação. Analise as diferentes soluções e com grande probabilidade, irá decidir por transferir o seu Seguro de Vida Crédito habitação para a Una Seguros.

Seguro Crédito Habitação é um seguro de vida risco, comercializado pela Una Seguros de Vida SA. Não dispensa a leitura da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida.