Seguro de Saúde: como escolher entre reembolso e copagamento de despesas médicas?

Aumentar a sua proteção na saúde poderá gerar bastantes dúvidas, muitas delas relacionadas com a escolha do produto, quais as coberturas ou modalidades que melhor se adequam a si e aos seus. Convidamo-lo a esclarecer as suas questões, para que possa optar pela melhor solução de proteção.

Quais são as diferenças entre reembolso e copagamento de despesas?

Copagamento

Num seguro de saúde, o copagamento é uma modalidade de comparticipação de despesas em que a pessoa segura paga apenas uma parte do valor do serviço prestado, ficando a outra parcela restante a cargo da seguradora. A fração da despesa cobrada designa-se por copagamento.

Na modalidade de copagamento, a pessoa segura tem obrigatoriamente de recorrer à rede convencionada de prestadores, ou seja, ao conjunto de prestadores (médicos, hospitais, clínicas, laboratórios, centros de fisioterapia, etc.) com os quais a seguradora tem acordo.

Reembolso

Alguns seguros de saúde funcionam com a modalidade de reembolso. Isto quer dizer que o cliente escolhe um prestador – que não tem necessariamente de pertencer à rede da seguradora/ rede convencionada – e paga a totalidade do serviço. Depois, envia as faturas para a seguradora e, mediante o valor da comparticipação que está no contrato, recebe uma parte do que pagou.

Não se esqueça: há ainda seguros que admitem as duas modalidades, ou seja, para além da hipótese de copagamento, pode optar por reembolso caso o profissional/clínica onde quer ir não tenha acordo com o seu seguro. Verifique previamente a percentagem da consulta/tratamento que é reembolsado, porque varia consoante a apólice que escolher.

Há vantagens em alguma destas modalidades?

Depende! Não existe uma resposta óbvia e igual para todo o tipo de consumidores. Varia consoante os seus rendimentos e a sua liquidez financeira mensal, o tipo de doenças de que sofre, a sua área geográfica ou até o número de dependentes que tem.

Relativamente ao reembolso, o facto de esta ser uma modalidade muito abrangente leva a que o segurado tenha liberdade total para escolher o médico, clínica, hospital ou laboratório de acordo com aquelas que são as suas preferências e necessidades, evitando deste modo as limitações que uma rede de prestadores de cuidados convencionada pode suscitar.

Noutros casos, o facto de o segurado ter de pagar a totalidade do montante cobrado pode gerar-lhe algumas dificuldades ao nível da gestão financeira, sendo que o valor da despesa tende a ser reembolsado mais tarde, após a comparticipação por parte da seguradora.

No copagamento, o segurado vê-se obrigado a recorrer a prestadores de cuidados previamente identificados na rede de serviços convencionados pela seguradora. Contudo, na atualidade, esta pode não ser necessariamente uma desvantagem, uma vez que a maioria das redes de prestadores que são «fixas», ou convencionadas, abrange os principais profissionais, clínicas e hospitais na área da saúde, oferecendo ao segurado cobertura geográfica a nível nacional.

 

Já conhece a nossa solução?

Na UNA acreditamos que a saúde e o bem-estar são pilares essenciais da vida. E por isso devem ter a atenção que merecem. O Viva+Saudável disponibiliza-lhe 5 planos de proteção, para si e para a sua família, em todas as fases da sua vida.

Conheça os planos:

  • Plano Light: uma Proteção Essencial;
  • Plano Light +: uma Proteção Extra;
  • Plano Middle: uma Proteção Intermédia;
  • Plano Plus: uma Proteção mais Abrangente;
  • Plano Best +: uma Proteção Global

Terá ainda acesso a todas as redes Advancecare:

  • Cerca de 20.000 prestadores nacionais disponíveis e descontos até 65% sobre o preço de mercado dos serviços de saúde;
  • Rede Médica;
  • Rede de Medicina Dentária;
  • Rede de Bem-Estar.

 

Oferecemos rapidez e segurança através de portal de clientes e app ‘my advancecare’:

  • Acesso ao Cartão Virtual;
  • Entrega de despesas online;
  • Consulta de utilizações e reembolsos;
  • Benefício de descontos para o agregado familiar.

Perceba sempre se está devidamente protegido na saúde; se com poucos euros por mês pode aumentar a sua proteção; ou se as coberturas do seguro que tem atualmente são excessivas ou desadequadas à sua situação.

O mercado está sempre a melhorar a oferta, e os consumidores devem procurar sempre fazer a escolha acertada, a cada momento, nas suas finanças pessoais.

Estamos inteiramente ao seu dispor, para qualquer dúvida ou esclarecimento adicional. Perceba melhor o seu caso e consulte o seu Mediador Una. Peça uma simulação ou informe-se em unaseguros.pt.