Como sobreviver aos tempos de inflação que vivemos?

A inflação atua como um limitador de poder de compra, que nos vai fazendo “apertar o cinto”, através do aumento dos preços. Desde as mercearias ao gás e à eletricidade, é importante saber como organizar a os nossos hábitos quotidianos e de compra de forma a melhor conseguir suportar as restrições no budget pessoal ou de família que nos são impostas.

Nos últimos anos a inflação tem-se mantido entre os 2% a 3%, mas em 2022, em Portugal, chegou a 8,7%, um valor que bateu um novo recorde de 30 anos1. O que podemos fazer a título individual para reduzir o impacto da inflação nas nossas vidas? Podemos fazer mais do que ficar sentados à espera que as contas e despesas continuem a aumentar. Há medidas que podemos tomar e ações a evitar para navegar por estes tempos de inflação elevada.2

Continue a investir

Investir o dinheiro que tenha disponível, sem ser dinheiro do seu fundo de emergência, é uma forma de acompanhar ou mesmo superar a inflação. Quando vemos taxas de juro crescentes, como é o caso, é uma oportunidade de tirar rendimentos no futuro. Um plano de investimento diversificado é à prova de qualquer abalo na economia. Estar preparado para os altos e baixos requer um investimento contínuo, a longo prazo e não se deixe desmotivar por fenómenos que no fundo são passageiros.

Reduza as suas despesas fixas

Analise as suas contas e tente compensar o aumento das despesas com cortes no que não é essencial. Quando fazemos um contrato optamos frequentemente pelo melhor preço. Mas os anos vão passando e nem sempre nos apercebemos dos valores que vão sendo praticados pelo mercado. Rever e comparar os preços de outros fornecedores ou empresas pode representar uma poupança efetiva. As contas mais comuns de serem cortadas ou reduzidas são: subscrições recorrentes como serviços de streaming (Netflix, HBO, Spotify, etc), telefone,  internet.

Aumente os seus rendimentos

A taxa de desemprego continua baixa e há muitas empresas a querer contratar. Nunca é fácil aumentar o salário de um dia para o outro, mas fique atento a oportunidades que lhe permitam mudar de trabalho com um salário mais alto. Outra opção é ganhar dinheiro extra fora do seu emprego. Venda artigos que não está a usar, em plataformas como o OLX, o Facebook Marketplace ou eBay. Além de libertar espaço na sua casa, o dinheiro extra que ganha, por pouco que seja, funcionará como um complemento muito útil aos seus rendimentos.

Lembre-se que os ciclos são normais3

É importante ter em mente que os ciclos económicos são apenas isso: cíclicos. Melhores tempos virão. É possível que tenhamos o pico da inflação ou estamos perto dele, o que no fundo são boas notícias. Os danos por que estamos a passar, podem estar a chegar ao fim.

Isto não quer dizer que baixemos a guarda e não nos mantenhamos alerta sobre a evolução da economia e dos mercados. Continue a observar as entradas e saídas de dinheiro da sua conta, uma vez que os preços devem continuar elevados até que a inflação abrande para níveis mais saudáveis como 2%.

1 https://www.rtp.pt/noticias/economia/inflacao-em-portugal-bateu-um-novo-recorde-de-30- anos_v1419283

2 https://time.com/nextadvisor/investing/how-to-deal-with-inflation/

3 https://www.cnbc.com/2022/05/18/rising-inflation-has-made-people-feel-anxious-here-are-ways-to- cope.html

4 https://unaseguros.pt/