Como poupar na fatura de eletricidade no Inverno?

À medida que o Inverno se aproxima, é natural que se comece a pensar em aumentar o aquecimento dentro de casa para um maior conforto . Este, e outros gestos, podem ter um grande impacto na utilização de energia, nas faturas de aquecimento e na pegada ambiental. Para ajudá-lo a conseguir uma fatura de eletricidade mais reduzida, e para que possa melhorar as poupanças mensais, a UNA Seguros sugere algumas medidas a adotar  que prometem ajudar nesta rentabilização.

  1. Deixe o sol entrar durante o dia

O sol é uma fonte fantástica, e gratuita, de calor. Ao abrir as cortinas e persianas durante o dia, aproveita o efeito de estufa e permite que o sol aqueça naturalmente a casa.

  1. Feche as cortinas e persianas durante a noite

As janelas também podem ser uma fonte de perda de calor, uma vez que não são tão bem isoladas como as suas paredes. Feche as cortinas e persianas quando o sol se põe para evitar que o frio arrefeça a casa. Considere adquirir cortinas mais grossas para maximizar a eficiência energética das suas janelas.1

  1. Melhore o isolamento da casa

O isolamento térmico de fachadas exteriores, paredes interiores, tetos, pavimentos e substituição de portadas, portas e janelas por caixilharia em PVC pode resultar numa poupança muito considerável no consumo energético.

  1. Feche portas de divisões não utilizadas

Tem um quarto de hóspedes que não utiliza regularmente? Ou um escritório onde só está durante o dia? Seja qual for a razão, se tiver um espaço em sua casa que as pessoas raramente utilizam, está a desperdiçar espaço e energia valiosa. Feche janelas e as portas destas divisões.

  1. Roupa quente

É mais económico aquecer o corpo do que a casa. Mantenha o aquecimento baixo e compense usando uma camisola e meias quentes. Garanta ainda uma noite tranquila, e quente, com lençóis de flanela ou de tecido polar, e um bom edredão ou cobertor.

  1. Desligue equipamentos eletrónicos

Quando não estiver a utilizar equipamentos que requerem ligação à eletricidade para funcionar, lembre-se de os desligar da tomada. Isto porque, se deixados em standby, vão continuar a consumir energia desnecessariamente.

  1. Limpe os aquecimentos

O ar condicionado é o mecanismo de aquecimento que mais consome energia. Se for limpo todos os meses, promove maior eficácia de funcionamento e, consequentemente, menor consumo de energia.

Sobre a Una Seguros

Com mais de 100 anos de atividade, a Seguradora Una Seguros, representa uma evolução enquanto organização, uma nova forma de fazer seguros e de se relacionar com os seus Clientes na base da proximidade, clareza e confiança. Através das duas Companhias, Una Seguros de Vida SA e Una Seguros SA, a empresa desenvolve soluções para particulares e empresas na área da saúde, acidentes, vida, poupança e investimento, automóvel, multirriscos e responsabilidade civil. Sob a assinatura “preserving people” a Una Seguros assume a total dedicação à preservação do estilo de vida dos seus Clientes.