É possível poupar no seguro de vida do crédito à habitação?

Numa altura em que poupar se tornou uma das palavras do dia, considerando as antevisões económicas para os próximos semestres, há que perceber qual a melhor forma de poupar quando se trata da contratação de um Crédito Habitação. Com os juros associado a subir, transferir o seguro de vida do crédito à habitação pode traduzir-se numa poupança muito considerável.

Quais os seguros associados ao Crédito Habitação?

Quando se contrata um Crédito Habitação para aquisição de um imóvel, é obrigatória a contratação de dois seguros: o Seguro de Vida e o Seguro Multirriscos. O Seguro de Vida, é um seguro que protege os titulares do Crédito Habitação em caso de morte ou invalidez. Já o Seguro Multirriscos protege o imóvel e eventuais danos que este possa sofrer.

Neste artigo, falamos-lhe de como poupar no primeiro.

O seguro de vida

Grande parte dos portugueses que compra casa recorre a um crédito bancário. Para proteger esse investimento, a instituição financeira que disponibiliza o montante através de um empréstimo exige ao titular do crédito um seguro de vida.

Normalmente, quem recorre ao crédito à habitação opta por subscrever o seguro de vida proposto pelo banco, em troca de melhores condições. Mas, sabia que para obter o crédito à habitação não tem de aceitar o seguro que o banco oferece? Pode e deve procurar outras alternativas, diretamente nas Seguradoras. Cada seguradora tem diferentes apólices para os diferentes ramos: vida, multirriscos, saúde ou automóvel (por exemplo), sendo que as tarifas não são todas iguais. Diferenciam-se com base no interesse estratégico da companhia, pelo que, enquanto consumidor, deve procurar a melhor oferta para si.

Conheça as coberturas do seu seguro de vida

Tendo em mente que não deve focar a análise apenas no spread (normalmente, quem recorre ao crédito à habitação opta por subscrever o seguro de vida proposto pelo banco, em troca de um spread mais baixo), é altura de olhar para o custo e para as coberturas do seu seguro de vida.

Sugerimos que analise:

  1. Coberturas e exclusões, procurando perceber o grau de invalidez contratado (ITP ou IAD), as percentagens de capital coberto em cada pessoa e eventuais exclusões do contrato;
  2. Prémio do seguro;
  3. Evolução do prémio ao longo de todo o

Quando se trata de seguros, nem tudo se resumo ao preço (sugerimos que conheça o que determina o preço do seguro de vida). Aliás, é fundamental olhar para a relação entre o preço (prémio do seguro) e as coberturas, de modo a garantir a segurança financeira da sua família ao melhor preço.

Vida há só uma: conheça a oferta do Seguro de Vida UNA

O Seguro de Vida UNA dá-lhe direito ao pagamento do capital seguro em caso de morte ou invalidez, e detém ainda uma variedade de coberturas complementares, de modo a ir ao encontro das suas necessidades.

Estamos inteiramente ao seu dispor, para qualquer dúvida ou esclarecimento adicional. Consulte o seu Mediador Una e peça uma simulação ou informe-se em unaseguros.pt.