Sabe como reduzir o desperdício alimentar?

Reduzir o desperdício alimentar é uma medida transversal que deve influenciar todas as sociedades, nomeadamente as desenvolvidas e em vias de desenvolvimento. É um dever ambiental que fará de nós melhores cidadãos, ajudando-nos a poupar e a investir na nossa segurança e bem-estar.

Segundo as estatísticas da FAO, a organização das Nações Unidas que se dirige à alimentação e agricultura, um terço dos alimentos produzidos em todo o mundo é desperdiçado.

Este número é chocante num mundo em que milhões ainda passam fome e outros tantos morrem por falta de alimento. Ainda temos muito para aprender e progredir em relação a esta matéria.

Ao comprar menos alimentos, poupamos dinheiro, reduzimos as emissões de metano produzido nos aterros sanitários, contribuindo também para uma pegada de carbono mais baixa, algo que é essencial para travar o aquecimento global e as alterações climáticas. Ao comprar menos, ajudamos ainda a uma melhor gestão da energia e recursos, desde a produção à venda dos produtos.

Como mudar de forma prática e eficaz?

O primeiro passo para a mudança está ao nosso alcance, no nosso dia a dia e nas nossas casas. Siga estas simples de aplicar:

Ter uma lista de compras: a lista permite uma maior organização do orçamento familiar e evita as compras por impulso de bens desnecessários;

Ir ao supermercado mais vezes por mês: as idas mensais ao supermercado levam os consumidores a comprar muitos alimentos desnecessários, que acabam por não ser consumidos antes do fim da validade. Comprar só porque estava em promoção e depois desperdiçar, não vale. Idas mais frequentes ao supermercado permitem comprar mais alimentos frescos e organizar as refeições de modo a desperdiçar menos comida.

Congelar os excedentes das refeições: muitas vezes não temos vontade de repetir a mesma refeição três dias seguidos. Congelar os excedentes é uma solução para que não se estraguem e possam ser consumidos mais tarde;

Levar os excedentes para casa: quando vai ao restaurante, pedir para levar as sobras para casa começa a ser um hábito. O que vem para a mesa já não pode ser doado nem vendido mais tarde. Levar o resto da refeição para casa ajuda os restaurantes a diminuir o desperdício alimentar;

Consumir produtos da época: comprar fruta ou vegetais da estação evita o transporte de alimentos de outras regiões do planeta e o desperdício do que, naturalmente, já existe numa determinada altura do ano;

Reutilizar os excedentes: precisamos de voltar à tradição de aproveitar as sobras, não por falta de alimento ou dinheiro, como há algumas décadas, mas por uma questão ambiental. Pastéis, rissóis, tartes, empadões, rolos de carne ou pudins são algumas receitas que aproveitam excedentes de outras refeições;

Ter atenção aos prazos de validade: há produtos que se estão a aproximar da data de validade, mas ainda se podem consumir. Muitas vezes, produtos com a indicação consumir de preferência antes de/até ao fim de, (bolachas,  azeite, cereais, conservas), apesar de terem um prazo de validade para a venda, se conservados devidamente mantêm as propriedades além da data indicada.

Boas apps e projetos para ajudar

A pandemia e a tecnologia acentuaram a tendência da encomenda de comida para casa ou escritório. Também a tecnologia veio trazer grande inovação, ajudando muito a combater o desperdício. Lembre-se destas Apps e projetos alternativos que ajudam muito na gestão do quotidiano. É mesmo o melhor dos mundos: simplifica a sua vida, ajuda a comunidade e ainda poupa:

Too Good To Go

Uma app gratuita que permite aos consumidores comprarem, a baixo preço, os excedentes da comida que restaurantes, cafés e padarias não chegam a vender ao longo do dia. Os utilizadores definem a sua localização, acedendo a uma lista de parceiros perto de si. Podem então escolher um deles e comprar uma Magic Box – uma caixa com conteúdo surpresa – previamente preparada pelos restaurantes com os excedentes do dia. Depois do pagamento (nunca superior a €5), diretamente na aplicação, a caixa pode ser levantada no estabelecimento, no horário indicado na app.

Phenix

Uma app gratuita que aproveita não só os excedentes de restaurantes, pastelarias, mercearias e cafés, mas também de lojas, como floristas. Na Phenix os utilizadores definem a sua localização, sendo-lhes então apresentada uma lista de parceiros perto de si. Ao selecionar o estabelecimento, é possível ver o número de cabazes disponíveis e o tipo de refeições que contêm. Os descontos até 50%, bem como o horário de recolha dos cabazes, são definidos por cada restaurante. O pagamento faz-se diretamente na app, que retribui 5% do valor, em pontos utilizáveis na encomenda seguinte.

Olio

Desde comida a brinquedos, esta aplicação permite que, através de um anúncio, tudo seja doado a alguém que demonstre interesse no produto.

Refood

O projeto festejou, o ano passado, o seu décimo aniversário. A ideia foi a de que o desperdício dos restaurantes fosse transportado por voluntários até às pessoas mais desfavorecidas e/ou vulneráveis. Até à pandemia, grande parte do sustento da app vinha das doações de restaurantes. Nos últimos 2 anos parte da ajuda veio de hipermercados e de instituições como o Banco Alimentar. A Refood cresceu muito e tem mais de 60 núcleos, no país e fora, e aceita voluntários.

Fruta Feia

O grande objetivo desta cooperativa nacional é combater uma “ineficiência de mercado”, criando um mercado alternativo para a fruta e hortaliças “feias” (que não cumprem o aspeto/peso/exigência dos supermercados tradicionais) e que consiga alterar padrões de consumo. Atualmente, a Fruta Feia está em vários pontos do país e organiza “mercados” semanais onde vende cestas de quatro quilos (3,60 euros) e de oito quilos (a 7,20 euros). Os consumidores devem, antes de comparecer no mercado, fazer a sua inscrição no site.

Share Waste

Esta aplicação é destinada à reciclagem de resíduos orgânicos. Desde as cascas das batatas, às sobras da cozinha, a ideia é juntar pessoas que queiram reciclar os excedentes com aqueles que fazem compostagem ou que têm animais de quinta.

Não se esqueça:

Na UNA podemos apoiá-lo com novas dicas para uma melhoria continua do seu estilo de vida, bem-estar e na boa gestão das suas poupanças e finanças pessoais: temos coberturas ajustadas às necessidades e carteira de cada cliente e planos personalizados. Por poucos euros por mês pode melhorar em muito a segurança da sua vida e bens.

Estamos inteiramente ao seu dispor, para qualquer dúvida ou esclarecimento adicional. Perceba melhor o seu caso e consulte o seu Mediador Una. Siga-nos e peça uma simulação ou informe-se em unaseguros.pt.