Como escolher um seguro multirriscos?

A ideia de segurar os riscos associados à habitação tem cada vez mais importância. No último ano e meio passámos muito mais horas em casa e está em curso uma reestruturação do nosso modo de vida – o regime de trabalho misto já está em marcha por muitas empresas e entidades – o que nos leva à necessidade de cuidar mais e melhor da casa. Isto passa por prevenir riscos e acidentes que se tornam mais comuns, dada a maior utilização do espaço e equipamentos. O seguro que o pode deixar descansado é o chamado seguro multirriscos. Mas sabe como escolhê-lo?

É frequente os proprietários de imóveis optarem por contratar um seguro com alguma abrangência, que garanta cobertura para eventuais perdas ou danos.

Entre eles destacam-se a reparação de danos no edifício causados por fatores distintos do incêndio, como inundações, tempestades e riscos elétricos; proteção de bens móveis da habitação e reparação de eventuais danos neles causados ou indemnização por furto ou roubo. Considera-se também indeminização por morte do segurado ou cônjuge em consequência de incêndio, queda de raio, explosão ou roubo, quando ocorrida na habitação; garantia da responsabilidade civil do segurado e pessoas do seu agregado familiar, nos casos em que é necessário indemnizar terceiros por danos causados.

O seguro multirriscos é habitualmente exigido pelos bancos, quando se recorre a um crédito habitação para comprar casa, como forma de proteger o bem em hipoteca, tendo, nesse caso, de incluir a cobertura de fenómenos sísmicos.

Se é proprietário de um imóvel e caso este esteja arrendado, é da sua obrigação a contratação de um seguro que cubra o edifício. Caso seja inquilino, é importante que salvaguarde todos os seus bens, através da subscrição de uma apólice que segure o seu conteúdo.

Quais as preocupações que deve ter quando subscrever um seguro multirriscos habitação?

  • Avaliar as suas necessidades e definir um orçamento viável;
  • Calcular o capital seguro (pode ser feita ao edifício, conteúdo ou ambos);
  • Avaliar o edifício: o valor do capital seguro deve corresponder ao custo de mercado de reconstrução do imóvel (excluindo o terreno), tendo em conta o tipo de construção ou outros fatores que possam influenciar esse custo.
  • Avaliar o conteúdo: neste caso, devem ser contabilizados os bens, passando por móveis, eletrodomésticos, roupa, entre outros. Se tiver bens que tenham um valor especial, como jóias, peças de arte, tapeçarias ou antiguidades, estes devem estar contabilizados na apólice.
  • Verificar se há fatores adicionais que possam influenciar a avaliação de risco por parte da seguradora: confirme se a casa que quer segurar tem características que podem influenciar o prémio do seguro, como por exemplo, a existência de um sistema de proteção contra roubos ou de meios de proteção contra incêndios e, até, o tipo de construção e materiais utilizados no imóvel;
  • Simular, consultar a informação contratual e pré-contratual legalmente existente, confirmar se a seguradora está com campanhas para novos clientes e comparar a oferta existente no mercado.

O que é o UNA Lar?

Pensado para todo o tipo de habitação, seja moradia ou apartamento, seja para senhorios ou para inquilinos, o Una Lar está concebido de forma a responder às suas principais necessidades de proteção, numa solução prática e versátil. Tem ainda uma oferta alargada de opções complementares: os pacotes adicionais EasyHome, EasyCare, EasySports e EasyRent, permitem cuidar do conforto da sua casa, da sua família, do seu animal de estimação e até da sua bicicleta.

 Quais as principais vantagens do UNA Lar?

  • Simplicidade no cálculo do capital a segurar;
  • Sem a aplicação da “Regra Proporcional”;
  • Opção de escolha entre 3 franquias;
  • Possibilidade de personalização do produto através dos pacotes complementares;
  • Sem necessidade de inventários e de descrições pormenorizadas de bens.

Contacte-nos. Estamos inteiramente ao seu dispor para qualquer esclarecimento. Ajudamo-lo a sentir-se mais protegido, a desconstruir a burocracia e a simular, de forma prática, o valor adequado ao seu caso.